sexta-feira, 16 de julho de 2010

Prefeito recebe famosos no Palácio da Cidade

Por Graça Paes
O prefeito Eduardo Paes, José Wilker e Fernanda Abreu (foto Graça Paes)

Nesta quinta, 15, o longa "5 x Favela - agora por nós mesmos" foi exibido em uma sessão particular no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O filme, que é uma coletânea de cinco curtas, foi produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães.

O prefeito Eduardo Paes, Cacá Diegues e a primeira dama, Cristine Paes

A sessão especial, seguida de um coquetel, contou com as presenças do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, da primeira-dama, Cristine Paes, dos produtores e diretores dos cinco curtas, de secretários municipais e estaduais, além de personalidades ligadas à cultura, como os atores Hugo Carvana, que atua em uma das produções, José Wilker, o diretor Luiz Carlos Barreto, a cantora Fernanda Abreu, a atriz Kate Lira e a produtora Paula Lavigne.

Fernanda Abreu, Luiz Carlos Barreto, Kate Lira, Hugo Carvana e a esposa Martha Alencar

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro estava muito alegre por receber vários convidados no Palácio. “O Rio de Janeiro é o maior produtor de filmes do Brasil. Portanto, nada mais lógico do que a casa da população carioca ser aberta para este evento. Já realizamos outros eventos do tipo aqui, em uma iniciativa que busca abrir esta casa para seus verdadeiros donos, os cariocas, e fazer que com este local seja, de fato, o palácio deles”, declarou Eduardo Paes.

 
O diretor Carlos Diegues agradeceu a parceria com a Prefeitura, de quem recebeu apoio financeiro para o projeto. “ Nada disso seria possível sem o apoio da Prefeitura do Rio, através da Riofilmes”, enfatizou Diegues.


Cacá Diegues e os cineastas

O filme "Cinco Vezes Favela" foi criado pela primeira vez há 45 anos, em 1961, por cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário. Produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes - UNE e dirigido por Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges, o filme se tornou um marco do cinema moderno brasileiro e um dos fundadores do movimento Cinema Novo.



 A primeira dama, Cristine Paes e o prefeito, Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião em 100 caracteres.

Crítica do filme: “Godzilla vs Kong”

Por Roberto Paes, RJ Com direção de Adam Wingard, Roteiro de Max Borenstein, Eric Pearson, trilha sonora de Junkie XL, “Godzilla vs Kong” es...