quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um romance que ultrapassa o papel - “Último Trem”

Nesta quarta-feira, 05 de maio o livro “Último Trem”, de Marco Simas foi lançado simultaneamente nas versões impresso e em e-book, na livraria Blooks, localizada no Arteplex em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Estavam presentes no evento muitos amigos e convidados do autor, que além de prestigiarem a noite de autógrafos de Simas tiveram acesso ao leitor de livros digitais, e-reader, que estava sendo comercializado no local com o conteúdo digital da obra. O e-reader é um pequeno aparelho que tem como função principal armazenar conteúdo literário.


O livro tem como pano de fundo as mazelas dos anos 1990. O período negro da Era Collor. A obra retrata a crise econômica e a frustração nacional do mercado cinematográfico com o fechamento da Embrafilmes. A história é baseada no personagem Miguel, que é criado no Cine Vera Cruz. Um homem que só conhece a vida através dos clássicos que projetou por mais de cinquenta anos no cinema. Sua relação com a realidade se confunde com a ficção cinematográfica. Com a crise, o Vera Cruz é fechado e então, Miguel é obrigado a enfrentar o mundo fora das telas. Ainda envolto pela magia do cinema, ele conhece a bela Angelina encenando Carlitos em uma praça pública.

A partir daí sua vida muda radicalmente. Miguel e Angelina juntos enfrentam as adversidades da vida real para levar ao interior do país a magia da telona. Neste contexto, um sonho, um projetor antigo e uma sacola com latas de cenas de filmes, mudam o rumo e o sentido de muitas vidas.

O autor aposta na interatividade com o leitor e para tal criou a promoção "VOCÊ É O CINEASTA. Para participar basta gravar um pequeno vídeo com o tema "ÚLTIMO TREM", postá-lo no youtube e enviar o link da postagem para o email da Angelina, personagem do livro: angelinamariarocha@gmail.com. O vídeo que tiver o maior de exibições até o dia 31/05/10 vai ser o ganhador do Kit promocional composto por uma camisa e um livro autografado por Simas.


 
 
Fotos: Graça Paes/ Ag.Zapp News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião em 100 caracteres.

Crítica do filme: “Godzilla vs Kong”

Por Roberto Paes, RJ Com direção de Adam Wingard, Roteiro de Max Borenstein, Eric Pearson, trilha sonora de Junkie XL, “Godzilla vs Kong” es...