quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um romance que ultrapassa o papel - “Último Trem”

Nesta quarta-feira, 05 de maio o livro “Último Trem”, de Marco Simas foi lançado simultaneamente nas versões impresso e em e-book, na livraria Blooks, localizada no Arteplex em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Estavam presentes no evento muitos amigos e convidados do autor, que além de prestigiarem a noite de autógrafos de Simas tiveram acesso ao leitor de livros digitais, e-reader, que estava sendo comercializado no local com o conteúdo digital da obra. O e-reader é um pequeno aparelho que tem como função principal armazenar conteúdo literário.


O livro tem como pano de fundo as mazelas dos anos 1990. O período negro da Era Collor. A obra retrata a crise econômica e a frustração nacional do mercado cinematográfico com o fechamento da Embrafilmes. A história é baseada no personagem Miguel, que é criado no Cine Vera Cruz. Um homem que só conhece a vida através dos clássicos que projetou por mais de cinquenta anos no cinema. Sua relação com a realidade se confunde com a ficção cinematográfica. Com a crise, o Vera Cruz é fechado e então, Miguel é obrigado a enfrentar o mundo fora das telas. Ainda envolto pela magia do cinema, ele conhece a bela Angelina encenando Carlitos em uma praça pública.

A partir daí sua vida muda radicalmente. Miguel e Angelina juntos enfrentam as adversidades da vida real para levar ao interior do país a magia da telona. Neste contexto, um sonho, um projetor antigo e uma sacola com latas de cenas de filmes, mudam o rumo e o sentido de muitas vidas.

O autor aposta na interatividade com o leitor e para tal criou a promoção "VOCÊ É O CINEASTA. Para participar basta gravar um pequeno vídeo com o tema "ÚLTIMO TREM", postá-lo no youtube e enviar o link da postagem para o email da Angelina, personagem do livro: angelinamariarocha@gmail.com. O vídeo que tiver o maior de exibições até o dia 31/05/10 vai ser o ganhador do Kit promocional composto por uma camisa e um livro autografado por Simas.


 
 
Fotos: Graça Paes/ Ag.Zapp News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião em 100 caracteres.

Um pouco da minha infância

Nasci em Jacarepaguá, na extinta maternidade do Tanque, fui criada na Taquara, um bairro do subúrbio, na Zona Oeste, do Rio de Janeiro,...